Você sabia? O melhor horário pra abastecer o carro é pela manhã!

dicas-para-economizar-combustivel

Muita gente com pressa acaba abastecendo no momento que o carro está quase sem combustível. Mas, você acha que isso é realmente o certo? Com a ajuda de um especialista, soubemos explicar por que o horário da manhã, em que o dia está mais frio é o melhor horário. Entenda:

Ele explicou que há perdas quando se abastece o carro sob um sol escaldante. De acordo com ele:

“A grosso modo, a gasolina e o álcool dilatam-se em momentos em que a cidade faz muito calor. Mesmo o combustível ficando armazenado a metros abaixo do posto de gasolina, mesmo assim ele se dilata na hora de sair pela bomba. Pode não ser uma diferença gigantesca, mas se trata de uma medida de economia. O fato é que eu adquiri o costume de abastecer o meu carro ou quando faz frio, ou quando não está fazendo tanto calor”.

Vejam que interessante essa explicação contida no blog Dicas de um professor:

“A gasolina e o álcool são vendidos por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume desses combustíveis.

Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de combustíveis são subterrâneos, na tentativa de manter a temperatura o mais constante possível.
Se a gasolina e o álcool fossem vendidos por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação térmica estaria resolvido. Mas por questões práticas, isso se torna inviável.

A dica é: procure abastecer seu veículo pela manhã, o mais cedo possível, pois a temperatura é mais baixa nesse período do dia. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você está comprando mais massa de combustível para cada litro”.

É a ciência ajudando você a economizar mais no seu dia-a-dia!