Vai comprar carro usado? Confira 10 dicas para garantir um bom negócio

dicas-comprar-carro-usado

Com o aumento cada vez maior dos preços de veículos 0 Km no Brasil, é comum vermos uma alta na procura por carros seminovos entre os motoristas brasileiros. É válido ressaltar que a escolha não está errada, uma vez que muitos carros usados estão vindo mais equipados do que muitos carros novos por aí.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de retirar o seminovo da loja ou de comprá-lo de algum outro proprietário, pois uma compra mal feita pode resultar em prejuízos incontáveis ao comprador.

Confira abaixo algumas dicas para não ser enganado e garantir uma boa compra do seu seminovo:

1 – Teste o carro antes de fechar a compra:

Mesmo que um test drive seja um grande aliado na compra de um veículo, dois ou três quilômetros rodados ali não servirão para identificar os possíveis defeitos do carro seminovo. Por isso, verifique com a concessionária ou com a pessoa de quem você está comprando o veículo se há a possibilidade de testar o carro por mais alguns quilômetros andados, até mesmo por dois ou três dias.

Desta forma, você saberá se o seminovo está ou não com defeitos. Se o test drive prolongado for permitido, aproveite e dirija por lugares onde costuma passar, teste se o carro cabe no estacionamento do prédio onde mora ou trabalha, peça a opinião dos demais familiares e, principalmente, leve a um mecânico de confiança para fazer uma avaliação.

faca-um-teste-drive

2 – Informe-se em sites e revistas especializadas:

Em muitos sites e revistas, ou até mesmo nas redes sociais, é possível saber a quantas anda a fama do veículo que você quer comprar. Na mídia, saem muitas matérias falando sobre os modelos de carros mais desejados ou odiados pelo público, com rankings e comunidades de amantes de veículos discutindo a qualidade de cada um.

3 – Pesquise os preços em outras cidades:

Muita gente não sabe, mas a compra de um carro usado em outra cidade pode valer muito mais à pena do que se imagina. Em algumas regiões do país, um seminovo  pode custar mais caro ou muito mais barato.

No Sul do país, por exemplo, os carros de segunda mão são mais valorizados, uma vez que a população local tem uma cultura de conservação dos veículos. No Nordeste, em contrapartida, os veículos são menos valorizados por conta da condição ruim das estradas e rodovias.

Pesquise bem, mas lembre-se que os cuidados são redobrados. Nunca deposite o dinheiro na conta do vendedor antes de se certificar das condições do carro.

4 – Procure saber quais são os carros que ninguém quer

Existe uma lista de carros mais procurados pelos brasileiros. Por isso, é bom pesquisar quais carros ninguém quer comprar. Em geral, os brasileiros optam por comprar carros usados nas cores prata ou preta. Os amarelos e brancos, por exemplo, são descartados por existir a suspeita de terem sido usados como táxis antes de serem colocados à venda.

Veículos com cores extravagantes, importados ou modificados também não caíram no gosto dos motoristas. No caso destes últimos, o motivo é que ninguém quer pagar pelos equipamentos adicionados aos modelos. Quanto aos importados, muitas vezes a manutenção sai muito mais cara, já que dificilmente há uma rede de assistência técnica secundária no país.

5 – Opte por comprar o carro de um conhecido ou amigo

Caso você compre o seminovo de uma pessoa próxima, de preferência um amigo, não será difícil reclamar defeitos e eventuais prejuízos com o veículo. Quanto mais próximo for o conhecido, melhor para você e o seu bolso.

Do contrário, opte por comprar o carro em uma concessionária. Será sempre seguro e você terá o prazo de garantia oferecido pela compra.

compre-de-um-conhecido

6 –Verifique se o carro não é roubado

Se você for comprar o carro seminovo na concessionária, os problemas nesse sentido serão menores, já que as empresas já fazem o trabalho de checagem antes de colocarem à venda.

Por outro lado, se você fizer a compra de um proprietário comum, a melhor atitude é verificar o número do chassi, dos vidros e da placa. Ao vistoriar, verifique se estes são os mesmos descritos no documento do carro.

No site do Detran, descubra se a placa é verdadeira e se possui multas a serem pagas. O documento do carro também deve ser verificado. Geralmente, os documentos verdadeiros têm um alto relevo em sua volta.

7 – Escolha o crédito certo para financiar

Atualmente, os bancos estão mais flexíveis em relação à concessão de empréstimos. Mas, seja cauteloso. Para não ficar endividado até o pescoço, procure se informar sobre o custo total do empréstimo.

8 – Verifique se o carro sofreu alguma colisão grave

Antes de comprar o seu veículo seminovo, verifique se o mesmo passou por acidentes graves. As colisões causadas por acidentes graves podem baixar o custo do automóvel ou trazer problemas futuros. Se o carro estiver com defeitos ocasionados por possíveis “sequelas” de acidentes, você terá um prejuízo com manutenções até se livrar dele.

9 – Veja se o carro não é danificado por conta de enchentes

O cheiro é um fator importante na hora de verificar se um carro já ficou alagado. Ainda, em lugares pouco expostos ou com aberturas, é possível ver se há restos de impurezas e barro jogado. O carpete e o tecido dos bancos também devem ser observados por quem vai comprar o carro usado. Se estiverem danificados, é preciso desconfiar.

10 – Por fim, verifique o estado geral de conservação do seminovo

Todos os lugares do carro devem ser vistoriados pelo futuro comprador. Procure sinais de ferrugem nos cantinhos e debaixo das guarnições ou do assoalho. Veja se o carro possui extintor, triângulo, macaco, chave de rodas e estepe em boas condições.

Verifique se há vazamento de óleo no motor ou manchas escuras no escapamento. Vistorie o motor, que pode estar turbinado, e a suspensão do carro. Freios, pneus e rodas também devem estar na check list.

Enfim, verifique todos os cantos do veículo de uma forma geral. Uma outra sugestão é olhar o manual do automóvel para saber se ele passou por todas as revisões indicadas pela fabricante.

Se você quer mais dicas e informações sobre carros novos e usados, acesse o Qc Veículos no link: http://qcveiculos.com.br/