Toddynho está contaminado com bactéria – Verdade ou Boato? Confira sobre o novo Hoax

Várias pessoas estão compartilhando a notícia de que o achocolatado Toddynho, haveria sido contaminado, em alguns casos dessas notícias por uma Super Bactéria… Mas, será mesmo verdade?

Informações do site Estimulanet – retiradas integralmente, sem edição:

Boato: Achocolatado Toddynho contaminado está matando crianças e adultos envenenados. Achocolatados de outras marcas também seriam responsáveis por diversas internações e mortes no país.

O boato do Toddynho contaminado tem circulado na rede através de mensagens de áudio no Whatsapp e em diversos textos diferentes pelas redes sociais como o Facebook e Google Plus.

Leia abaixo algumas versões do audio que circula no whatsapp e transcritas para o Facebook.

Toddynho contaminado

Gente, é urgente, repassem ao máximo que conseguir!!!1 Recebi um aúdio no whatsapp falando que Duas crianças morreu no pronto socorro, e um adulto tbm Morreu, a políciaestá desconfiada que é um lote contaminado de “Toddynho” mas não se sabe se é o Próprio “toddynho” Pode ser qualquer produto desses de Caixinha “Nescau” “toddynho” “achocolatado” “NÃO TOMEM” avisa para todo mundo, espalha o máximo possível”. (sic)

Hoje faleceu 2 crianças e 1 está em estado gravíssimo lá no PS!! Suspeita: as 3 crianças convulsionaram depois de 2h terem consumido Todinho!! A Polícia está em off investigando , pois suspeitam de lote contaminado!! Na duvida não de este produto para as criancas e nao consumam…. Recebi no grupo da escola que minha filha estuda. Toda atenção com nossos pequenos é pouca. O pediatra da minha filha mandou um audio também dizendo para evitar de consumir qualquer achocolatado” (sic)

É verdade que o Toddynho contaminado está matando crianças?

Claro que uma notícias dessas causa uma grande preocupação em pais , mães, familiares e amigos e fizemos uma busca pela internet e encontramos diversas notícias , inclusive uma notícia do Dr. Drauzio Varela dizendo que o Toddynho está contaminado. Acontece que algumas dessas notícias são antigas e somente uma é atual:

Vejamos as antigas e as atuais:

ANTIGA: Site do Dr. Drauzio Varella: Toddynho está contaminado por bactéria : Postado em 13/08/2014 informou que: “Um dos achocolatados mais consumidos no País, principalmente por crianças, está contaminado. Segundo a empresa Pepsico, fabricante do Toddynho, 8 mil unidades do produto, do lote fabricado no dia 2 de junho e com validade até 29 de novembro, estão contaminadas com a bactéria Bacillus, responsável por causar intoxicação alimentar, cujos sintomas são enjoo, vômitos e diarreia.”

ATUAL: Site do Governo do Matogrosso:  Polícia Civil apura morte de criança após ingerir achocolatado: Postado em 26/08/2016 “Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), da Polícia Judiciária Civil, instaurou inquérito policial para apurar as causas da morte de uma criança de 2 anos, após ingerir uma bebida achocolatada da marca Itambézinho, em Cuiabá.

A mãe da criança, D.C.S, 28, informou que seu filho R.C.S.S, 02 anos, tomou a bebida, por volta das 9 horas, na residência da família, no bairro Parque Cuiabá. Ela contou que o filho estava há dois dias resfriado, soltando coriza pelo nariz, mas sem febre.

Conforme a mãe, o menino pediu algo para comer e, então, deu uma caixinha do achocolatado Itambézinho. Minutos após ingerir o líquido, o menino teria apresentado falta de ar, ficando com o “corpo mole e com princípio de desmaio”. A criança foi levada para atendimento na Policlínica do Coxipó, onde por cerca de uma hora os médicos tentaram reanimá-lo. A criança não resistiu e morreu no local.

A mãe relatou que bebeu um pouco do achocolatado e também passou mal, sentindo tonturas e náuseas, assim como o tio da criança, que chegou a ser encaminhado a uma unidade hospitalar.”

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso solicitou interdição cautelar de todos os produtos Itambezinho Chocolate (sabor chocolate, rico em 10 vitaminas), com data de fabricação em 25/05/2016, validade 21/11/2016 e lote MA 21:18.

A Polícia Civil já trabalha com a possibilidade de assassinato, provocada por um dono de um dos mercadinhos do bairro contra um marginal, menor de idade, que constantemente visitava seu estabelecimento de madrugada para roubar entre outras coisas achocolatados.

Na quarta-feira este garoto infrator teria oferecido uma embalagem com cinco achocolatados itambezinho a seus vizinhos, vendedores de espetinhos no bairro. O pai do menino resolveu aceitar a oferta e comprou toda a embalagem que foi acondicionada na geladeira. Segundo o pai da criança, o suspeito alegou que teria ganho o produto, mas que não queria tomar.

Concluindo: Não há contaminação do achocolatado Toddynho, se trata de uma notícia antiga. No entanto o achocolatado Itambezinho está sob suspeita de ser causador de uma infecção e morte de uma unica criança no Mato Grosso e foi retirado das prateleiras para que se faça uma perícia na bebida.

Há ainda a possibilidade do achocolatado ter sido envenenado propositalmente por terceiros.

Até o momento só houve um caso de morte, que supostamente pode estar relacionado aoachocolatado Itambezinho contaminado.

Apesar de não haver uma necessidade de pânico, acredito que fica a critério de cada um comprar ou não o referido achocolatado. Afinal, se o laudo não é conclusivo, não podemos dizer aqui se há ou não contaminação do produto  com data de fabricação em 25/05/2016, validade 21/11/2016 e lote MA 21:18.