Pessoas que postam citações, são idiotas, diz novo estudo

20120702-bob-parson

Já se deparou percorrendo sua linha do tempo no facebook em busca de conteúdo legal, divertido e interessante e acabou bombardeado com frases e citações sem o menor sentido?

Um novo estudo canadense da Universidade de Waterloo, sugeriu que as pessoas que posta citações do tipo ‘besteira’, são idiotas. A pesquisa, intitulada de “Recepção e detecção de besteira pseudo-profunda” (On the reception and detection of pseudo-profound bullshit), afirma que há uma correlação entre a baixa inteligência, facilmente impressionado com o que se parece com uma profunda declaração.

Liderada pelo pesquisador Gordon Pennycook e seus quatro colegas, eles utilizaram um site chamado Sebpearce.com, para criar frases e textos sem sentido algum, apenas coisas mais profundas, para tentar notar um padrão. Alguns exemplos destes incluem:

“Esta vida é nada menos do que um oásis enobrecedor da fé autoconsciente.”

“Hoje, a ciência nos diz que a essência da natureza é a orientação.”

O que eles descobriram foi que certas pessoas são mais receptivas a estas declarações absurdas. Pennycook explicou a sua motivação por trás da pesquisa:

“Quando me deparei com o site, eu meio que pensei sobre se havia alguma pesquisa sobre isso. Eu queria saber o que as pessoas pensavam sobre essas declarações profundas. Muitas vezes vejo citações [na minha linha do tempo] que são talvez, bem pouco notadas, mas mesmo assim você vê um monte de motivacionais… há diversas citações e uma imagem de alguém que obviamente não disse a citação. Me deparo com isso muitas vezes.”

Aproximadamente 300 indivíduos foram apresentados as várias declarações “besteiras”, e foram pedidos para avaliar sua profundidade em uma escala de um a cinco. Os participantes foram convidados a classificar cada citação como “profunda”, “besteira” ou “comum”. Testes de habilidades cognitivas e de personalidade comuns também foram usados.

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que eram incapazes de discernir uma declaração “besteira” e as classificava como profunda eram menos inteligentes e suscetíveis de exercer o pensamento reflexivo. Eles também foram mais vulneráveis ​​a confusões ontológicas e teorias da conspiração e mais provável que têm crenças religiosas e, ou paranormais.

A próxima vez que você postar uma citação no Facebook, certifique-se de que não é besteira! ;)

Fonte