Morre criador do projeto Debian, Ian Murdock aos 42 anos.

Morreu na última segunda-feira Ian Murdock, aos 42 anos, um dos nomes mais importantes da história do Linux. O engenheiro de software foi responsável pela fundação do projeto Debian, uma das distribuições mais renomadas do sistema operacional.

Entusiasta do software livre, ele foi diretor de tecnologia na Linux Foundation, mas também foi parte da Sun Microsystems, que se tornou parte da Oracle. Murdoch também foi vice-presidente da ExactTarget, adquirida pela Salesforce em 2012.

Nos últimos meses, ele havia se tornado parte da equipe técnica da Docker, uma empresa de San Francisco que vendia serviços associados com uma ferramenta de código aberto. Ele havia se juntado à empresa em novembro.

ian-murdock

Murdock é conhecido por ter escrito o Manifesto Debian, que determina as fundações sobre as quais o software foi construído, em 1993, ano em que foi lançada a primeira versão do sistema. O nome “Debian” foi criado a partir de uma mistura de seu nome e o de sua namorada Debra Lynn (Deb+Ian), que viria a se tornar sua esposa até 2008, quando o divórcio foi concluído.

Suspeita-se que a causa da morte tenha sido suicídio. Antes de morrer, Murdock publicoiu uma série de tuítes perturbadores no qual fala em se matar após ser agredido por policiais e ter que gastar US$ 25 mil para pagar sua fiança pela acusação contrária: agredir policiais.

Via Fortune, com texto do OlharDigital