Mensagem falsa sobre novo radar na Terceira Ponte viraliza no Whatsapp

O comunicado, com fonte duvidosa, se espalha com uma velocidade incrível, ao ponto da pessoa receber várias vezes a mesma história

Screenshot_2

Quem participa de grupos no Whatsapp costuma receber vários comunicados (correntes) repassados por amigos com algum tipo de alerta. A maioria, com fonte duvidosa, se espalha com uma velocidade incrível, ao ponto da pessoa receber várias vezes a mesma história. Em comum, todos eles são finalizados com a já popular frase: “Não sei se é verdade, só repassando”.

O assunto da semana nos grupos é uma nova tecnologia de radar que passou a funcionar na ponte. Mas que ponte? Por ser a única da Grande Vitória que possui radar, a Terceira Ponte levou a fama. Diz a mensagem:
“Novo radar da Ponte – Os radares instalados na ponte têm uma nova tecnologia. Eles acompanham a placa do veículo e calculam a velocidade média. Portanto se diminuir a velocidade somente onde estão instalados, os radares não vai adiantar mais, pois a velocidade média vai ser superior à permitida. Favor informar todos os motoristas. OS RADARES COMEÇARAM A FUNCIONAR HOJE (16/05) sem caráter EXPERIMENTAL, agora é pra valer! Se passar pelos 4 radares acima de 80km por hora pode ter a surpresa de R$ 340,52 e 20 pontos na carteira!”

DER desmente informação de radar
Procurado pela reportagem do Gazeta Online, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) informa que não há previsão de mudança no sistema de radar da Terceira Ponte. Hoje existem três equipamentos no sentido norte (Vitória), próximo à praça de pedágio, e dois instalados no sentido sul, próximo ao Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, que realizam a medição pontual da velocidade.

Créditos: Gazeta Online – Matéria completa.