Ilusões de Ótica Incríveis

Nosso cérebro muitas vezes prega peças, não podemos acreditar 100% nas coisas que vemos. Graças a esses tilts que acometem nosso cérebro, podemos ver truques de perspectiva, geometria e cores. Veja alguns exemplos de como podemos nos enganar facilmente:

1 – Cores que enganam


Acredite: nesta espiral, o “verde” e o “azul” são a mesma cor. O que acontece é que o nosso olho percebe as cores uma em relação às outras. Como as listras são muito fininhas, essa comparação “confunde” o tom de verde.

2 – Imagens que se movem


Aqui, usa-se cores fortes, muito contraste, diferenças entre luz e sombra e desenhos repetidos para dar a sensação de movimento. Veja mais exemplos:







3 – Mulher giratória


Pra você essa mulher acima gira em sentido horário ou anti-horário? O sentido que ela gira depende do seu cérebro, não da imagem acima. Todas as silhuetas são ambíguas, o nosso cérebro é que tenta criar uma terceira dimensão na imagem, causando a sensação de que ela gira para um lado ou para outro. E sim, é possível fazer com que a mulher gire para outro lado, basta usar o seu poder da mente. Alguns conseguem fazer isso sem tentar muito, outros precisam de mais esforço.