Fumar maconha pode causar câncer? Segundo estudo, sim

As pessoas que fumam maconha assiduamente tem mais possibilidades de sofrer de um câncer de boca ou de garganta que os que nao fumam a droga, segundo um estudo publicado esta sexta-feira em Los Angeles.

O trabalho exigiu pesquisas com 349 pessoas e foi elaborado pelo Jonsson Cancer Center, da Universidade da California de Los Angeles (UCLA), indicou Zuo-Feng Zhang, diretor do programa epidemiológico do câncer da UCLA.

O estudo – cujas conclusoes aparecem no último número da revista Cancer Epidemiology Biomarker and Prevention – destaca que 173 pessoas foram diagnosticadas com câncer de boca e garganta e outras 176 nao apresentavam problemas, agregou.

Os pesquisadores foram capazes de avaliar a influência de fumar maconha sem a concomitância do consumo de álcool ou cigarros, segundo o estudo.

O estudo é importante porque muitas pessoas que fumaram maconha na adolescência, nos anos 60 por exemplo, podem apresentar agora mais possibilidades de sofrer de câncer de boca, língua, laringe ou faringe, destaca Zhang. “Muitas pessoas nao acreditam que a maconha esteja relacionada com o câncer”, afirmou, mas “os elementos cancerígenos sao muitos mais fortes na maconha que no tabaco”. “O constatado é que a maconha, assim como o tabaco, pode provocar câncer”, concluiu.

Fonte: http://www.dgabc.com.br


Escolha por qual forma você deseja comentar: