Filip Budeikin é o possível criador do jogo “Baleia Azul”

O termo “Baleia Azul” pode ter surgido do fenômeno baleias encalhadas, dando a entender que estão cometendo suicídio quando isso acontece. Até onde sabemos, somente o ser humano pode praticar tal ato contra a própria vida. Alguns vão mais fundo: induzem outras pessoas.

Este desafio macabro começou a se espalhar na Rússia e vários países da Ásia Central. Acredita-se que tenha levado a mais de 130 suicídios. Algumas autoridades do Comitê de Investigação da Rússia (Sledstvennyi komitet) dizem que o jogo pode ter surgido na rede social Vkontakte (VK.com). Adolescentes que desejassem participar precisariam ter uma conta no VK, então um “curador” era atribuído a eles.

Investigadores decidiram criar seu próprio perfil fake, se passando por uma garota de 15 anos, e iniciaram uma conversa com um curador, leia a transcrição:

GAROTA: “Eu quero jogar.”
CURADOR: “Tem certeza? Não há como voltar “, respondeu um curador do jogo da Baleia Azul.
GAROTA: “Sim. O que isso significa – não há volta?”
CURADOR: “Você não pode deixar o jogo assim que começar.”
GAROTA: “Estou pronta.”
Então o curador explicou as regras:
CURADOR: “Você executa cada tarefa com diligência, e ninguém deve saber sobre isso. Quando você terminar uma tarefa, você me envia uma foto. E no final do jogo, você morre. Você está pronta?”
GAROTA: “E se eu quiser sair?”
CURADOR: “Eu tenho todas as suas informações. Eles virão atrás de você.”

Segundo os pesquisadores, a primeira tarefa designada pelo curador era entalhar “F57” em seu braço. Os investigadores criaram uma imagem falsa com o photoshop de um braço com F57 esculpido nele e enviaram ao curador. No entanto, depois de enviada a foto o curador não respondeu mais.

Depois de algum tempo investigando, as autoridades russas finalmente conseguiram fazer uma prisão: Filip Budeikin. Eles acreditam que esse é o principal nome por trás da tendencia. Apesar de ser acusado de persuadir pelo menos 15 adolescentes a se matarem, Filip admitiu durante uma entrevista que o número real era 17.

Filip
Imagem: Filip Budeikin, principal suspeito de criar o jogo Baleia Azul.

Justificando suas ações, Filip disse que os adolescentes “morreram felizes. Eu lhes dei o que eles não tinham na
vida real: calor, compreensão, conexão.”


“De acordo com os investigadores, de dezembro de 2013 a maio de 2016, os autores criaram oito grupos virtuais na rede social VKontakte para promover o comportamento suicida e levar os usuários menores a cometer suicídio”. Só agora o jogo tomou proporções mundiais, mas desde de 2013, quantos jovens podem ter chego ao fim do jogo?


Imagem: Veronika Volkova, 16, morreu ao cair do 14º andar de um edifício. Ela estava jogando Baleia Azul.

O suicídio é uma questão séria e se você ou alguém que você conhece está considerando o suicídio, você pode buscar ajuda das seguintes formas:

• Ligando para o 141
• Entrando no site e usando o chat online do CVV – Centro de Valorização da Vida