Estudo mostra que beber tequila pode ajudar a perder peso

De acordo com um estudo de 2014 feito pela American Chemical Society (ACS), os agavins, açúcares naturais encontrados na planta agave, que é usada para fazer tequila, poderiam diminuir os níveis de glicose no sangue de pessoas com diabetes tipo 2, e ajudar pessoas obesas a perderem peso.

“Verificou-se uma vez que estes açucares reduzem os níveis de glicose e aumentam a GLP-1, que também aumenta a quantidade de insulina”, disse Mercedes G. López, Ph.D e um dos pesquisadores. GLP-1 (Peptídeo semelhante a glucagon 1) é um hormônio que retarda o esvaziamento do estômago, estimulando a produção de insulina e fazendo você se sentir cheio por mais tempo.

O agavin, não é um tipo de açúcar, mas sim uma cadeia longa de frutose chamada de frutanos. Elas são benéficas para a flora intestinal e, por não serem absorvidas, podem fazer um papel parecido com o das fibras alimentares, diferente de todos os tipos de açúcares refinados que são colocados em sucos, refrigerantes e drinks.

Os testes realizados em camundongos mostraram que aqueles que receberam água com agavins comeram menos e perderam mais peso do que os animais que receberam água com adoçante artificial. Mas o teste foi feito com agavins naturais, podendo não ter o mesmo efeito bebendo tequila, já que ela é processada.