Deslike em vídeo do Youtube, prejudica a Monetização?

Recentemente um novo debate surgiu na internet, e cada um com sua nova Hiper-Ultra-Mega-Power-Megalomaníaca teoria, sobre algo que já tem resposta, mas que mesmo assim, esfregada na cara de tantos, ainda desperta uma curiosidade sem tamanho.

O caso em questão, cita o recente caso do Youtuber Aruan Felix, que cortou o botão ‘Play’ do Youtube, de prata, após completar os 100 mil inscritos, para ver o que ele tinha dentro, ou de que material era feito.

Mas, a questão que ficou no ar foi: Após o vídeo ter passado de mais de 1.000.000 de ‘Não gostei = Deslikes’ ele perdeu a monetização?

Screenshot_1

Então, partindo do caso deste vídeo, vamos usar ele como uma resposta simples para a internet e em particular, para aqueles usuários que parecem não entender, como isso é bom!

Essa é uma resposta simples, que não precisa de rodeios, enfeites e pode ser curta e grossa:NÃO! Mas, se mesmo assim você quiser entender e saber a respeito, leia toda a matéria. E se possível, mostre à aquelas pessoas que se ditam sabe-tudo sobre as regras de vídeos e suporte do Youtube.

Em primeiro lugar, compreende-se que se um vídeo ultrapassar a marca de 1 milhão de deslikes, isso é bom! Pense o que quiser. Mas, isso é muito, muito bom, mesmo! Pois, isso significa que 1 milhão de pessoas reais viram o vídeo. Pois, para dar deslike, você precisa estar registrado, ter uma conta ativa e aprovada. Só isso, já ajuda ao Aruan a gerar receita. É o famoso ‘falem mal, mas falem de mim’.

Agora, vamos pensar no outro lado. Em você, que poderia ser o anunciante colocando o seu anúncio no vídeo, aquele banner que aparece, sabe? Olhe na imagem abaixo:
Screenshot_2
Você realmente ficaria chateado do seu anúncio ser visto tantas e tantas vezes, gerando o retorno que você quer?

Essa imagem acima é atual, tirada em 03/01/2016 às 00:35 – Ou seja? O vídeo está monetizado. E, mesmo com mais de 1,5 milhões de deslikes, ele continua gerando renda. Mas, vamos além? O Suporta da Google também responde isso.

Em 9 de Novembro de 2014, um usuário no fórum fez algumas perguntas sobre isso, e o suporte respondeu, você pode clicar aqui para ver, ou ler na íntegra:

Pergunta: Os Deslikes nos meus vídeos interferem quanto eu recebo sobre eles? Exemplo: Se eu tiver 1 milhão de views, mas tiver 800 mil deslikes, eu vou receber menos do que se eu recebesse nenhum dislike, ou mais likes do que deslikes?
Resposta: Marcá-lo como “Não gostei” ou “Gostei” é uma maneira de expressar a opinião do espectador, portanto não interfere em nada. Claro que quanto mais likes melhor! rs 😛

Ficou claro? Portanto, para resumir: +1 milhão de deslikes = Bom! = Gera Receita = Lucro = Bolso do Aruan Cheio. Aliás, outra questão como o fundo da NetWork usada ficar com uma parte. Tsc tsc. Leve engano… A Network ajuda a ser fonte de anúncios, logo ela se propõe a ajudar um canal, dando a ele mais visibilidade, e em troca disso fica com uma parte do lucro. Uma coisa que varia de 1% a até 30% máximo. Ela nunca ficará com mais de 30%. Pois, o lucro dela é a monetização geral.

– SOBRE O ANÚNCIO, PARTE AVANÇADA –
Na parte acima, destaquei a fonte e os fatores de forma entendível e simples. Agora, se você quer entrar mais a fundo nisso, vamos a parte mais correta, saber se o vídeo do Aruan realmente está sendo monetizado, e se o anúncio exibido o dá realmente lucro.

Para tal, basta localizar a Pub, do AdSense no vídeo dele, que atualmente é: ca-pub-6219811747049371 e procurar em outros vídeos dele a mesma pub, com o ‘inspecionar elemento’. Vamos usar o vídeo base, cortando botão do Youtube com um anúncio, sem adblock e verificar?

Exemplo de anúncio e pub:
(Detalhe que o anúncio aparece totalmente grande, cobrindo e exigindo tempo de espera, é um dos que melhores monetizam!)
Screenshot_4

Agora, vamos abrir outro vídeo dele, um menor, que tem mais likes por exemplo, que mostra um anúncio do Facebook e vamos ver se achamos a pub dele?
Screenshot_5

Pronto, está aí. A pub idêntica nos dois vídeos. Isso quer dizer que ele está sim ganhando com a má fama! – E muito.

E agora, você ainda acha realmente que mais de 1 milhão de deslikes é algo ruim mesmo? 😉

  • Elisvaldo Lopes

    Se quiser ferrar com o cara o melhor a fazer é nem Abrir o vídeo

    • Pílula do Curioso

      Sim

  • Neodino Sanders

    Artigo muito bom e relevante,estava com essa dúvida,e ele foi muito bem esclarecida.parabéns.