Conheça sobre os sites isentos da verdade, Sensacionalista, G17, Enfu e Joselito Muller

Este artigo busca colocar luz sobre os sites, e deixar mais evidente seu conteúdo e público, para tornar a experiência de uso dos mesmos, ainda melhor e mais correta.

maxresdefault

Talvez, você já tenha se deparado com notícias chocantes do SENSACIONALISTA, do ENFU, do G17 ou R17, e até mesmo do adorado da rede JOSELITO MÜLLER. Mas, você sabe o que todos estes sites de peso atualmente tem em comum? Todos eles são isentos da verdade!, ou seja? Nenhuma notícia em seus sites é real!

Nos dias de hoje, onde temos a liberdade de achar qualquer coisa na internet, essa liberdade acaba possibilitando pessoas de baixa maturidade e experiência a compartilharem informações sem fontes, ou melhor dizendo, sem reconhecimento real de que existam, como se fossem realmente reais e sérias. Nesta postagem buscamos falar sobre estes maiores sites, vamos saber o que cada site diz sobre si mesmo?

Para começar, vamos usar como base o G17, onde seu criador dispõe de uma página ‘SOBRE‘, onde diz o seguinte:
Screenshot_12

Notou a colocação?

O primeiro cuidado é o de informar aos seus leitores que a publicação foi extraída do site G17 e que se trata de um conteúdo humorístico.

Pois é, muita gente na internet não faz isso! E aí é que a coisa acaba ficando desajeitada e perigosa. Imagine você, um grande portal como Globo.com compartilhar alguma informação, que foi encontrada em um Blog, mas com origem do G17 como se fosse real? Seria chocante, não é mesmo? Mas, se o Globo.com não pode fazer isso, por que você faz? Muitos usuários, com força massiva e com grande exposição fazem isso a todo momento no facebook!

Assim como o G17 o R17 é similar, então deste modo não precisaremos falar dele. Já, outro site o SENSACIONALISTA, diz claramente em seu título slogan, “isento de verdade“, e no rodapé da sua página “O Sensacionalista é um site de humor com notícias fictícias. Fundado em 2009.” do mesmo modo que o G17 e o R17 dizem em seu sobre, ele diz claramente em qualquer parte que você acessa no site, podendo checar que as informações ali são realmente sátiras e não condizem com a realidade.

De cunho mais político, logo em seguida JOSELITO, como é conhecido por seus fãs, tem conteúdos pesados e que infelizmente, muito fortemente são compartilhados como reais, apesar de que, no seu próprio site esteja claro que nada ali é, veja no imagem retirada do mesmo, e que também pode ser lida aqui.

Screenshot_13

Fica bem frisado: “Nada é neste site é verdade, mas poderia ser.”

Bom, fica claro que nos sites acima, as informações de que são sites de sátiras é fácil de encontrar, certo? Mas… e sobre o ENFU? É um site muito grande e com acessos enormes de pessoas que compartilham suas informações, como se realmente fossem reais. De 2015 pra cá, o mesmo cresceu exponencialmente, o único problema é que, o site não fala como os citados acima, ser de sátira. As matérias apenas são publicadas a bel prazer, deixando o público em dúvida, se realmente são ou não verdades. No Sobre do site, não existe acesso e nada de informações. Mas, pesquisando um pouco podemos chegar a sua página no Facebook e ler sua declaração longa:

ENFU é um blog com humor. não é um blog de humor. Assuntos sérios e divertidos serão comentados por uma equipe de colaboradores bem diversificados: designer, psicologo, publicitário, músico e humorista.

Deste modo, nos sites mencionados acima, queremos deixar um pouco de ‘luz’ para pessoas usarem este texto como base, para apoiar que as notícias neles são puramente fictícias e não condizentes com o que realmente é real. Chequem sempre suas fontes e lembrem-se disso:
propagação


Escolha por qual forma você deseja comentar: