Conheça a Formiga-cabo-verde, dona da picada mais dolorida do mundo

9e67182a-dbd9-4ced-b1a7-d1bba24c945c

A formiga Paraponera clavata é muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa. Operárias apresentam entre 18 a 25 mm, coloração avermelhada-escura, guardando diversas semelhança com as vespas. Apresenta os mais variados nomes vernaculares, de acordo com a região: tocandira, tocanera, tocantera, tocainará, tocanguira, tocanquibira, saracutinga, tracutinga, tracuxinga, formigão, formigão-preto, tucandeira , tocandera, tucandeira, formiga-cabo-verde, chia-chia, naná, tec-tec. Em inglês, é conhecida como Bullet Ant (“Formiga Bala”).

Sobre a dor causada:
A picada da Paraponera clavata é extremamente severa, tendo sido classificada por Justin Schmidit, um renomado entomologista americano, com um “4.0+” em sua tabela de classificação de dor causada por insetos, que vai de 1.0 a 4.0. A dor sentida é descrita como “estar andando sobre carvão em chamas com um prego enferrujado de 3 polegadas fincado no seu calcanhar”.

Vídeo: Tocandira (Paraponera clavata) a formiga mais venenosa do mundo ‘Steve Brackshall’

Mais sobre:
“Tocandira”, “tocanera”, “tocantera”, “tocanguira” e “tocanquibira” vêm do tupi tukã’di, que significa “fere muito”. “Tracutinga” e “saracutinga” vêm do tupi taraku’ting.

O gênero Paraponera F. Smith pertecence à recente subfamília Paraponerinae (antigamente pertencia à subfamília Ponerinae (Bolton 1994)), que contém uma única espécie: P. clavata. Já foi denominada Formica clavata Fabricius, 1775.

A ocorrência de P. clavata é Neotropical, ou seja, endêmica na costa do Atlântico, desde as florestas tropicais do sul da Nicarágua até a Amazônia; na Costa Rica, é encontrada em áreas elevadas com mais de 500 metros de altitude.

Paraponera é eusocial, embora relativamente primitiva. A rainha é ligeiramente mais larga que as operárias (modificação para produção de ovos). As colônias maduras são pequenas e contém alguns milhares de formigas. As operárias apresentam tamanhos baseados na divisão de trabalho: as menores cuidam dos ovos e larvas e as maiores atuam como soldados protegendo o ninho, ou fazem os forrageios. Novas colonizações são iniciadas por rainhas solitárias, o que faz com que as colônias, depois de estabilizadas, apresentem monoginia, ou seja, uma única rainha acasalada produz todos os ovos.

Indexação de Justin Schmidit, em inglês:
insect

Fonte: Wikipédia


Escolha por qual forma você deseja comentar: