Como funciona o torrent? Didática Simples + Avançada

comofuncionaotorrent2016

Muita gente, pede que tudo exista em torrent. Assim como muitos, nós também amamos o torrent. A gente quer tudo em torrent, queremos mais e mais conteúdo em torrent, por isso a gente faz de tudo, pra o torrent se manter vivo… “Opa, peraí, se manter vivo? Mas o torrent pode morrer? Como assim???” – Sim, o torrent pode morrer. “Mas, mano, e meu download, como fica?” – Não fica, você fica é sem download! “Mas, como funciona o torrent? E eu posso fazer algo pra ajudar?” – O torrent funciona de uma maneira simples, irei explicar. E sim, você é a única pessoa que pode ajudar!

Aprenda aqui, como funciona o torrent e como você pode ajudar.
Assim quando você ler: “Fique de SEED”, você compreenderá!

COMO FUNCIONA O TORRENT?
Você já deve baixado arquivos por servidores conhecidos, como MediaFire, Mega, Uploaded e outros, certo? A lógica de como eles funcionam é bastante simples. Alguém envia o arquivo para eles (upload), um link é gerado para outros baixarem (download).

Vamos supor que João queira enviar um arquivo de 200MB para Pedro, usando o MediaFire. Para isso, João, precisa enviar o arquivo, primeiro ao MediaFire, depois de completo, enviar o link de download, para Pedro. Mas, o MediaFire precisa estar no ar e permitir que o arquivo esteja ali. Se o Mediafire achar que o arquivo viola suas regras, ele será removido. E nem João e Pedro irão conseguir baixar o arquivo. Já no torrent, isso é um pouco diferente…

No Torrent, o arquivo, continua ali, no computador de João. O que é enviado para Pedro, é uma ‘chave’ que dará acesso ao arquivo que João quer compartilhar com Pedro. Se esta chave for compartilhada, no caso ‘pública’, qualquer pessoa que tiver acesso a chave, poderá baixar o mesmo arquivo que Pedro quer baixar. Se ela for privada, ela será baixada somente por pessoas em um determinada rede, mas geralmente o Torrent criado é público, e não vamos entrar na parte privada/fechada.

EXEMPLO PRÁTICO DE USO DO TORRENT
No exemplo acima, João envia o arquivo para Pedro, por torrent, por meio de uma ‘chave’, que também pode ser conhecida como link magnético. Se João colocar o link magnético em algum lugar público, Ana, Elias, José e até mesmo Maria poderão baixar. Mas, e João desligar o seu computador, o que acontece? O download irá parar. A menos, que alguém tenha o download completo em seu computador. Aí, entra o SEED e LEECH.

Até aqui, você aprendeu como funciona o torrent de maneira simples. Vamos a parte mais avançada? Conheça:

SEEDS E LEECHS – O QUE SÃO?
SEED é quem tem o arquivo completo.
LEECH é quem tem partes do arquivo, ainda incompleto e esperando finalizar.

No exemplo de João e Pedro, podemos notar SEED e LEECH.

João, que tem o arquivo completo é o SEED. Pedro, que está baixando o arquivo é o LEECH. Assim que Pedro terminar o download, ele se tornará SEED. Assim, tanto João quanto Pedro, serão SEEDERS, e neste exemplo, teremos 2 SEEDS. Se João desligar seu computador, teremos 1 SEED, que será somente Pedro. Se Pedro desligar seu programa de torrent, não teremos mais nenhum SEED.

Neste meio tempo, João liga seu computador, e Pedro também. Ambos, sendo SEED, tem arquivo por completo em seus computadores. E eles, resolvem compartilhar com todos os seus amigos. Neste caso agora, João envia a ‘chave’ para Maria e Ana, e Pedro envia para Elias e José.

– O que temos agora, sobre SEED e LEECH?
Temos 2 SEEDS e 4 LEECHS. Sendo então, João e Pedro, como SEEDERS e Maria, Elias, José e Ana, como LEECHERS. Supondo que a velocidade de Elias é maior que de Ana, Maria e José, Elias termina seu download, e agora se torna um SEED… – ‘Opa! Faltou luz na casa do João. E pedro, desligou seu computador. E agora? Como ficam Ana, Maria e José, que ainda não terminaram o Download???!’ Agora, eles dependem de Elias, que tem o arquivo por completo! Valeu Elias \o/

– Depois de enviar o arquivo para Maria e José, e com os computadores de Pedro e João desligados, o que temos sobre SEED e LEECH?
Agora, temos 3 SEEDERS e 1 LEECHER. Ué, mas e João e Pedro? Eles não entram na conta, pois seu arquivo não pode ser baixado.

Com o computador de João e Pedro desligados, Maria, Elias também desligam seus computadores. Agora, Ana, depende apenas de José para baixar. Sendo que temos agora, 1 SEED e 1 LEECH, assim como foi, quando João mandou o arquivo para Pedro a primeira vez. – ‘Mas… algo está errado. Ana, não está recebendo mais o download, o computador de José está ligado, o torrent funciona. O que pode ter acontecido?’

MOVIMENTO DE ARQUIVOS
Assim que terminado seu download, José move o torrent, para um Pendrive, fazendo com que, ele saia da pasta finalizada do download… Assim, José não tem mais o arquivo para enviar. E Ana, fica sem terminar o download. A única forma que Ana, tem, para voltar o download, é que quem está como SEED, ligue o computador, e o programa de torrent, e ela ainda tem que torcer para quem tinha baixado antes dela, não o tenha movido, ou pior, deletado!!! :(

Existem fatores como a velocidade da internet, que não foi abordado acima, mas, se você não é uma pessoa que gosta de compartilhar torrent, ao menos enviei 10% da sua conexão, isso não irá te afetar.

Suponha que 100 pessoas baixaram o arquivo que João começou. Se todos estes não deixarem o arquivo no lugar, o arquivo não irá ter maior compartilhamento, e outros, que tiverem interesse em baixar, irão ficar sem. Se cada um fizer um compartilhamento, mínimo que seja, todos irão compartilhar numa grande escala e o download se tornará grande em velocidade e SEEDS!

Os exemplos acima, são a grosso modo realmente, existem muitos fatores para abordar. Mas, a história dá um certo contexto a uma situação real, não é verdade? O torrent, depende de cada um de nós. E cada um, pode sim fazer a sua parte. Por isso, lembre-se: Fique de SEED! :D