Como encontrar uma música que você não sabe o nome?

Isso acontece muito. Você ouve uma música em algum lugar mas não sabe que música é, e gostaria muito de ouvi-la novamente. Existem programas e sites que ‘ouvem’ trechos de uma música e, se reconhecida, podem nos mostrar quem é o autor dela. Aqui estão alguns dos melhores serviços de reconhecimento de música que podem ajudá-lo a descobrir os nomes das músicas sem ter que saber as letras.

1 – Encontre música com o seu Celular

Shazam: Basta instalar o aplicativo Shazam, segurar o telefone na direção da fonte de áudio e clicar no botão Tag deixando o aplicativo identificar a música tocando. Shazam funciona apenas com música pré-gravada e não com performances ao vivo. (Shazam agora tem versão para PC)

TrackID: Versão apenas para Android, funciona muito bem. Se não gostar do Shazam, essa seria a melhor opção para usar. O aplicativo funciona da mesma maneira que seu concorrente para identificar músicas.

2 – Encontrar nomes de músicas usando sua própria voz

Midomi: Também possui versão móvel, mas a diferença é que ele pode reconhecer músicas direto do seu navegador. Você pode cantar por até 10 segundos que o programa irá analisar o som e te dar uma lista de músicas correspondentes. Evite ruídos para melhores resultados e tente manter a barra no verde.

3 – Grave um trecho curto para identificar a música

AuidoTag: Nesse serviço, você envia um arquivo de áudio para o site que irá tentar identificar a música. Pode ser a música toda ou apenas um pedaço dela. O site compara o áudio que você enviou com seu próprio banco de dados. É útil se você não tiver internet no momento, aí você grava com o celular e faz o upload no site depois.

4 – Identificar música com a ajuda de humanos

WatZatSong: Quando os computadores não conseguem identificar a música que você está procurando, você pode ter a ajuda de um humano que pode ter uma ideia sobre essa canção. WatZatSong (“Que música é essa?”) É um site social onde você pode fazer upload de uma curta gravação de áudio MP3 da música (ou gravar a si mesmo) e outros membros do site podem ajudá-lo a adivinhar o nome da música. O serviço é grátis e você também pode ajudar outras pessoas.