Cine Olympia em Belém – cinema mais antigo ainda em funcionamento do Brasil

O Cine Olympia em Belém – PA, inaugurado em 24 de abril de 1912 é o cinema mais antigo ainda em funcionamento do Brasil, com 104 anos. E está entre os mais antigos do mundo, perdendo por 3 anos para o Kino Pionier no interior da Alemanha que foi fundado em 1909. O Olympia teve influência da arquitetura Art Deco e da Belle Époque.


Fachada do cinema na época da inauguração


Fachada atualmente

Ali perto, na Avenida Presidente Vargas, o Cine Palácio, outro patrimônio paraense, de 1959, três vezes maior que o Olympia e que já foi seu maior rival, agora abriga uma igreja evangélica.

O Cinema Olympia – assim como outros 60 com o mesmo nome que existiram no país – inspirou-se nas salas francesas. O espectador entra no recinto por baixo da tela, ao lado da orquestra que tocava até os anos 1930. A sala de espera era ornamentada com mármore de Carrara e lustres de cristal. Mas sua face hoje é bem diferente do que era em 24 de abril de 1912, quando foi inaugurado.


Antigo hall de entrada do Cine Olympia

“Quem tem mais de 30 anos viveu muita história nesse cinema. Acho um privilégio tê-lo ainda aqui, porque gerações e mais gerações formaram seu olhar nessa sala. Minha infância toda foi aqui”, diz o atual programador do Cinema Olympia, Marco Antônio Moreira, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Moreira diz que adoraria ver a fachada do Olympia como era no passado, ou com suas linhas neoclássicas ou mesmo com a roupagem art déco. “Mas os arquitetos do patrimônio ponderam que isso seria uma reconstituição, um falseamento histórico”, diz.


Inauguração do cinema em 1912


Cinema nos dias de hoje


Escolha por qual forma você deseja comentar: