Cientistas revelam forma surpreendente de superar um pé na bunda

Pesquisadores da Universidade de Northwestern analisaram vários relacionamentos que chegaram ao fim para concluir que, quanto mais você fica remoendo os sentimentos sobre sua/seu ex, mais rápido supera o pé na bunda. Parece estranho? Pois os cientistas responsáveis pelo estudo, publicado pela revista Social Psychological and Personality Science, também acharam.

“À primeira vista, pedir que uma pessoa que acaba de sair de uma relacionamento recapitule os momentos dolorosos do fim parece atrasar o processo de recuperação emocional”, afirmou uma das autoras da pesquisa, Grace Larson. Mas os dados mostraram o contrário.

Durante o estudo, voluntários que haviam saído de relacionamentos recentemente foram divididos em dois grupos – os participantes do primeiro passavam por entrevistas complexas e até medições de batimentos cardíacos enquanto contavam suas histórias de amor. Já os participantes do segundo preenchiam um questionário básico.

Resultados mostraram que os pertencentes ao primeiro grupo que passavam pela entrevista mais de quatro vezes por semana durante nove semanas se recuperavam mais rápido do pé na bunda. A conclusão é que a reflexão sobre o relacionamento ajudava os voluntários a entender melhor o fim – e a superá-lo. De acordo com Larson, um ponto importante a se considerar na hora de reflexão é a forma com que o indivíduo não depende do relacionamento ou de outra pessoa para definir sua personalidade e seus hábitos – aspecto que, durante a pesquisa, pareceu ser o mais decisivo durante a superação.