Boato diz que dados de usuários do Facebook se tornarão públicos

O Facebook vai tornar públicas todas as suas publicações. Pelo menos isso é o que diz um comunicado que está sendo postado por diversos usuários da rede social. Na íntegra, o texto diz o seguinte:

“É amanhã… a partir de amanhã as suas publicações, fotos ou até mesmo mensagens que você excluiu serão publicas para todo mundo. Basta colar isso no seu mural, se você não autoriza o faceboook a postar sua privacidade (copie e cole no seu mural não pode compartilhar). Eu não autorizo o facebook a tirar minha privacidade
– Copie e Cole .. (Não Compartilhar)”

O fato é que de tempos em tempos um anúncio desse circula nas redes. A ideia é sempre a mesma: Um tom alarmista; uma decisão estranha de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook; e uma exposição dos dados do usuário.

É comum que a rede social altere as políticas de uso com uma certa frequência, mas uma mudança tão drástica como esta não seria aplicada sem um anúncio oficial à imprensa ou um aviso aos usuários quando o login fosse feito. Certamente, ninguém seria obrigado a postar um texto no mural.

Para não cair em pegadinhas desse tipo, a dica é sempre procurar veículos confiáveis para confirmar antes de compartilhar essas informações. Outra dica é colocar o texto na busca do Google. Sempre haverão sites especializado que desmentem estes fatos de maneira rápida e confiante.