8 dos menores animais do mundo

1 – Menor Cão do mundo: 12,4 cm de altura


Ducky, um Chihuahua pêlo curto de Charlton (Massachusetts, EUA), detém o Recorde Mundial do Guinness para o menor cão vivo do mundo. Ducky sucede Danka Kordak da Eslováquia, um Chihuahua que mediu 13,7 cm de altura. O menor cão que já existiu, de acordo com o Guinness, era um Yorkshire Terrier anão que tinha 7,1 cm de altura.

2 – Menor cobra do mundo: 10,1 cm de comprimento


Leptotyphlops carlae é a menor espécie de cobra do mundo. Encontrada na ilha caribenha de Barbados, a espécie – que é tão fina quanto um macarrão espaguete – foi descoberta por Blair Hedges.

3 – Menor Peixe do mundo: 7,9 mm de comprimento


Em Janeiro de 2006, o menor peixe do mundo foi descoberto na ilha indonésia de Sumatra: um membro da família dos peixes carpa, o Paedocypris progenetica. É o menor animal vertebrado do mundo.

4 – O menor cavalo do mundo: 43,18 cm de altura


Paul e Kay Goessling são donos do menor cavalo do mundo, título dado pelo Guinness Book. Seu nome, Thumbelina, é uma referência à palavra “thumb”, que significa polegar, em inglês. Thumbelina é uma égua que aos 6 anos de idade pesa 26 quilos.

5 – Menor gato do mundo: 15,5 cm de altura e 49 cm de comprimento


Conheça Mr. Peebles. Ele vive no centro de Illinois, é tem dois anos de idade, pesa cerca 1 quilo e é o menor gato do mundo!

6 – Menor Hamster do mundo: 2,5 cm de altura


Pesando menos de 30 gramas, o hamster dourado parou de crescer quando tinha três semanas de idade – seus cinco irmãos e irmãs medem entre 10 e 12 cm.

7 – Menor camaleão do mundo: 1,2 cm de comprimento


O Brookesia micra é a menor espécie do mundo de camaleão. Este tem apenas meia polegada. Encontrada no chão da floresta úmida da ilha Nosy Be Island distante da costa noroeste de Madagascar, as fêmeas tendem a ser maiores que os machos.

8 – Menor Lagarto do mundo: 16 mm de comprimento


Tão pequeno quanto uma moeda, esse é um adulto típico da espécie, cujo nome científico é Sphaerodactylus ariasae. Seu tamanho é medido do focinho à base da cauda. Ele compartilha o título de “menor” com outras espécies de lagartos chamados Sphaerodactylus parthenopion, descobertos em 1965 nas Ilhas Virgens Britânicas.