10 Maiores bandas do Rock

O Rock é gênero musical mais popular do mundo. Suas bandas, músicas e letras marcaram gerações e revolucionaram o nosso modo de pensar, vestir e portar perante a sociedade. Portanto as 10 maiores bandas do Rock, baseado nos 100 Greatest Artists da Rolling Stone, são mais que discos e músicas vendidas, são verdadeiros ícones na nossa sociedade.

1 – THE BEATLES



Composto por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Os Beatles são considerados a maior banda de todos os tempos e não conseguiram essa fama à toa. Incorporando diverso instrumentos, ritmos e melodias revolucionaram o rock e foram a primeira banda a fazer sucesso em escala mundial.

2 – THE ROLLING STONES



Considerada a banda mais bem sucedida da história. Marcada pelo seu sex appeal, tem o recorde de maior público em um show gratuido realizado por uma única banda.

3 – THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE



Apesar da curta trajetória, revolucionou o rock com suas distorções cruas e espacias. Junto com Cream, foi um dos primeiros grupos a popularizar o formato Power Trio. O frontman, Jimi Hendrix, foi considerado o maior guitarrista da história.

4 – THE BEACH BOYS



Uma das banda mais inovadoras do Rock com uma grande variedades de estilos e influências, contribuíram muito na sofisticação e experimentação do Rock. Seu álbum Pet Sounds é considerado umas das maiores obras Pop-Rock.

5 – LED ZEPPELIN



Impossível de resumir em poucas linhas, simplesmente o Heavy Metal não existira sem Led Zepplin. Misturando Blues, Rock psicodélico e música folclórica, o grupo não gostava de lançar suas canções como singles, pois viam os seus álbuns como indivisíveis.

6 – THE VELVET UNDERGROUND



Conhecido pelo som alternativo, pouco comercial e que focalizava quase sempre temas relacionados ao submundo (narcóticos, prostituição, criminalidade, etc). Por esse motivo demoraram anos para serem reconhecidos pelo seu trabalho, mas hoje são considerados pela crítica especializada como um grupos essenciais na história do Rock.

7 – U2



Com um som construído sobre instrumentos melódicos e letras focadas em temas pessoais e preocupações sócio-políticas. O grupo vendeu mais de 150 milhões de discos.

8 – RAMONES



Considerada como precursora do estilo Punk Rock, com composições simples, minimalistas e repetitivas. Seu som se caracteriza por ser rápido e direto.

9 – THE CLASH



Suas letras politizadas, experimentação musical e rebeldia, influenciaram profundamente o Rock. Além do punk, o grupo experimentou diversos gêneros musicais, como reggae, ska, dub, funk, rap, surf e rockabilly.

10 – THE WHO



Famosa por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows. Repletos de canções pop curtas e agressivas nos seus primeiros álbuns, foram influências primordiais no surgimento do punk rock e do power pop.