10 maiores discos de rock de todos tempos

1 – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles

Sgt_Peppers

Cansados da abordagem “mop-top” e de shows que, segundo Lennon, eram apenas “rituais tribais”. Os beatles amadureceram e mudaram o rumo da música com esse, que é, considerado o melhor disco de todos os tempos. Sgt. Pepper, incorporando diversos estilos da música ocidental e da música clássica Indiana, marca o começo da popularização de um rock mais experimental

2 – The Dark Side of the Moon – Pink Floyd

Dark_Side_of_the_Moon

Álbum marcado por sua abordagem filosófica profunda, abordando temas como tempo, dinheiro, loucura, velhice e morte. Dark Side foi sucesso imediato, vendeu mais de 50 milhões de cópias no mundo todo, agradou a critica e seu público. Quando o álbum é tocado junto com o Mágico de Oz ocorrem algumas correspondências entre o filme e o álbum.

3 – Led Zeppelin IV – Led Zeppelin

LedZeppelinIV

Na verdade, sem titulo, a capa do disco leva apenas símbolos que representam os quatros integrantes da banda. Marcado pelo seu som pesado e com um brilhante contraste de sons, o disco alcançou de imediato o primeiro lugar na UK Albums Chart e influenciou bandas como Guns N’ Roses e Queen.

4 – The Joshua Tree – U2

The_Joshua_Tree

Com letras socio-politicas embelezadas com imagens espirituais, as letras expõem a relação de amor e ódio da banda com o E.U.A. aclamado pela crítica, chegou ao topo das paradas em mais de 20 países, e bateu inúmeros recordes.

5 – Exile on Main St. – The Rolling Stones

F60130iffzd

Produzido durante o auto-exílio dos Stones na França, por problemas com o fisco inglês. Com uma mistura incrivel de Rock’N’Roll e Blues, O albúm marca um misto de sentimentos, entre eles a tristeza de estar longe da Inglaterra.

6 – Highway 61 Revisited – Bob Dylan

Highway_61_Revisited

“É o tipo de música que planta uma semente em sua mente e então você tem que ouvi-la várias vezes. E como você passa por isso você começa a ouvir mais e mais coisas. Ele fez algo que deixou o mundo inteiro ridiculamente em suas costas.” Phil Ochs descreve com exatidão esse álbum, complexo e profundo o disco é extremamente viciante.

7 – Pet Sounds – The Beach Boys

Pet_Sounds

Ao contrario dos trabalhos anteriores da banda, Pet Sounds é marcado pelo conteúdo sofisticado, reflexivo e sentimental. Além das habituais guitarras e teclados, a banda experimenta e traz pro disco como instrumentos: campainhas, latas e garrafas de coca-cola. Apesar de não ser um grande sucesso comercial,Pet Sounds foi influente desde seu lançamento.

8 – Nevermind – Nirvana

Nevermind

Marcado pelos seus power-chords e suas letras sentimentais, Nevermind popularizou o Grunge o Rock alterativo, mudando assim a cena Rock, que à época era marcada pelo Glamour-Rock.

9 – Ten – Pearl Jam

Ten_Pearl_Jam

Disco com temática sobre depressão, desabrigados e abuso. Se tornou um dos destaques do rock alternativo, por causa da voz de Vedder, extraordinariamente profunda e forte. O álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias.

10 – Abbey Road – The Beatles

Abbey_Road

Abrindo e fechando a lista de maiores discos de rock da história. Os Beatles nesse disco, experimentaram mais uma vez e usaram muitos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época, como o sintetizador Moog. Abbey Roas é disco mais vendido dos Beatles.